[Resenha] Se Eu Ficar - Gayle Forman

terça-feira, janeiro 27, 2015


Quando comecei a ouvir falar do livro " Se Eu Ficar", confesso que fiquei louca para ler, baixei até em PDF, pois estava sem dinheiro para comprar, mas fui enrolando, enrolando e no Natal meu marido me presenteou com um exemplar. Agora no final de semana que passou o li, devorei o livro em dois dias. É um livro que mexe sim com nosso inconsciente, por mais que você não goste desse tipo de história ele de uma forma ou de outra vai fazer você pensar em muitas coisas sobre a vida, sobre a família.

Mia é uma jovem violoncelista, que tem o protótipo de família perfeita. A mãe é uma ex hippie que agora é uma mãe ursa. O pai tinha uma banda de rock e agora é um professor, coisa que ele adora.
E Teddy, o irmãozinho fofo . O detalhe é que a familia toda é rockeira, menos Mia que é adeptas aos clássicos.
Completando o grupo temos Adam, o namorado rockeiro e bonitão, que tem uma banda famosa na região. E Kim , a melhor amiga de Mia. Em um dia de neve, quando todos são dispensados de suas funções, a família de Mia resolve ir visitar os parentes em outra cidade, é quando o acidente acontece. Quando ela acorda, na neve, ela não entende o que aconteceu até ver seu próprio corpo na beira da estrada sendo socorrido pelos paramédicos. 
Seguindo a ambulância, ela chega ao hospital, onde toda a história vai se desenvolver. Enquanto seu corpo fica entre a vida e a morte, sua "alma" fica perambulando pelo hospital, vendo tudo o que ocorre com a chegada de seus parentes, amigos. E claro tendo a notícia que sua família perfeita, não existe mais. Conforme ela vai tendo as noticias e decidindo se vai ao encontro da família ou se fica, ela vai relembrando sua vida, como era a vida com seus pais, como conheceu Adam e os altos e baixos do namoro, seu amor pela música e como estava tão próxima de seus objetivos.



O livro me prendeu sim, tanto que o li em dois dias. Mas confesso que esperava mais, confesso que estava super ansiosa para ler e talvez por isso, fiquei um pouco triste por não ter ficado triste (hahahaah). O problema de livros muito "badalados" é esse, por mais que você não queira saber da história, ela acaba chegando até você e isso faz perder um pouco da magia da leitura. Foi meu caso com  Se Eu Ficar, antes mesmo de pensar em ler, já sabia de quase toda história.

Mia narrando deixou o livro um pouco morno, a leitura foi chatinha, cansativa. Claro, não sou nenhum monstro, fiquei tensa muitas vezes, principalmente com os detalhes que ela descreve do acidente, mas passado essa tensão, o restante do livro, pelo menos para mim, deixou a desejar. Espero que o "Para Onde Ela Foi", me surpreenda, fiz e estou fazendo de tudo para não saber nada sobre e espero continuar sem saber até ler ele.


O livro Se eu ficar já foi publicado no Brasil, em 2009, pela Editora Rocco. O diferencial da nova edição, lançada pela Novo Conceito, é um trecho do segundo livro e entrevistas – realizadas pela autora Gayle Forman – com os atores que interpretam Mia e Adam nos cinemas.
Sim, o livro ganhou uma adaptação cinematográfica! Você já viu?

Logo depois de ler o livro, vi o filme e me decepcionei, o filme conseguiu ser mais morno que o livro.

Vejam o trailer:



Título Se Eu Ficar// Autora Gayle Forman// Páginas 224// Editora Novo Conceito// Minha Classificação 4/5

Você Pode Gostar Também:

0 Comentários

Instagram

Últimos Tweets

YouTube



Curta a Fanpage