[Resenha] Extraordinário - R.J. Palacio

segunda-feira, abril 06, 2015

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Desde que comecei a ler resenhas nos blogs literários sobre Extraordinário, me bateu uma vontade imensa de ler. E graças a meu maridinho, ganhei de Natal, sei que já devia ter lido, mas tinha muitos na lista e alguns de parceria, então infelizmente tive que adiar essa leitura.  E o que posso dizer desse livro? Uma leitura maravilhosa, rápida (li em 1 dia e meio) e emocionante. Não tem como não se apaixonar por Auggie já nas primeiras páginas.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


" Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. – Sr. Browne.

August Pullman, tem 10 anos, ele nasceu com síndrome genética que resultou o seu rosto deformado, apenas o rosto.  August nunca foi a escola por causa das diversas cirurgias.  A história se desenvolve com August indo para a escola no quinto ano.  O livro é narrado por August e outros personagens, gostei bastante pôs conseguimos ver a visão das pessoas referente ao rosto de August.

Acho que todas as escolas deveriam adotar essa leitura, tinha que ser obrigatório para as crianças e adolescentes lerem a estória de Auggie. Eu no auge do meus 33 anos, as vezes não dou valor a muitas coisas que tenho, as vezes não agradeço pelo que tenho e durante a leitura e depois principalmente, refleti sobre várias coisas que já fiz e até faço e me arrependi. Vendo o quão feliz August é, mesmo com todos os seu problemas, mesmo com todo o bullying  que sofre e já sofreu, ele leva a vida "mais leve", sem dramas como muitas vezes fazemos por absolutamente nada.


Chorei pacas, sorri bastante e poxa, como me deu vontade de dar uns tapas em Julian (hahahaha).
Super recomendo a todos, crianças, jovens, adultos, com certeza todos teremos algo a aprender com essa leitura. O livro é um aprendizado e traz várias frases muito bacanas.


Título Extraordinário// Autora R.J. Palacio// Editora Intrínseca// Páginas 320// Minha Classificação 5/5

Você Pode Gostar Também:

2 Comentários

Instagram

Últimos Tweets

YouTube



Curta a Fanpage